Domingo, 16 de Novembro de 2025 - 03:24:07

Programa Todos pelo Araguaia prevê restaurar 420 hectares até outubro de 2026

Protocolo de investimentos foi assinado nesta quarta-feira (4) entre a Sema e o Serviço Florestal Brasileiro

Crédito da Foto: Michel Alvim Secom-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) firmou, nesta quarta-feira (4), um protocolo de investimentos com o Serviço Florestal Brasileiro, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, para restaurar 420 hectares de áreas degradadas até outubro de 2026, por meio do Programa Todos pelo Araguaia. O investimento será de R$ 16 milhões.

A iniciativa integra o Projeto Regulariza Rural, coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e cofinanciado pelo governo da Alemanha, por meio do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW).

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o plano representa um avanço relevante para as políticas ambientais de Mato Grosso. “Essa parceria vai possibilitar a recuperação de ecossistemas, proteção de recursos hídricos e a promoção do desenvolvimento sustentável na Bacia do Araguaia. É uma ação que reforça o compromisso com a regularização e restauração ambiental no Estado, com apoio da cooperação internacional”, afirmou.

O diretor de Regularização Ambiental Rural do Serviço Florestal Brasileiro e gestor do projeto, Marcus Vinicius da Silva Alves, explicou que a ação visa recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais, promovendo a recomposição da vegetação nativa, a conservação do solo e da água, além de fortalecer os serviços ecossistêmicos na região.

“Serão 420 hectares restaurados em 12 municípios da região do Araguaia, divididos em três lotes de 140 hectares cada, com custo estimado em mais de R$ 15 milhões. Esse é um compromisso que reafirma a parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro e o Estado de Mato Grosso”, destacou Marcus Vinicius.

Municípios atendidos
O Programa Todos pelo Araguaia atua em 12 municípios: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.

A iniciativa reúne esforços do poder público, setor produtivo, iniciativa privada e sociedade civil em torno de um objetivo comum: restaurar a Bacia do Rio Araguaia, promovendo sustentabilidade e recuperação ambiental.



Autor: Da Redação
Data: 05/06/2025