Domingo, 16 de Novembro de 2025 - 01:41:24

Professores da Unemat realizam protesto para exigir concurso público após 13 anos sem certame

O ato teve início em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e seguiu em caminhada até o Palácio Paiaguás, sede do governo estadual

Crédito da Foto: Fred Moraes/GD

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat) promoveu, na manhã desta quarta-feira (11), uma mobilização para cobrar a realização imediata de concurso público para professores efetivos da Unemat.

O ato teve início em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e seguiu em caminhada até o Palácio Paiaguás, sede do governo estadual.

Segundo a Adunemat, a Unemat está há mais de 13 anos sem realizar um concurso para contratação de professores efetivos, sendo o último realizado em 2013. Atualmente, aproximadamente metade do corpo docente da universidade é composto por contratados temporários, situação que, segundo a associação, precariza o trabalho dos professores e afeta negativamente a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

A coordenadora do curso de Educação Física em Diamantino, Bruna Freitas, exemplifica o problema: “A falta de professores efetivos compromete o fluxo de trabalho. Muitos estão afastados para qualificação ou sobrecarregados com tarefas administrativas.” Essa realidade não é exclusiva de Diamantino e se repete em outros campi da universidade.

A Adunemat destaca que os recursos para realizar o concurso já estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, apontando que a questão depende agora de decisão administrativa do governo estadual. A associação reforça a urgência da convocação para garantir a estabilidade dos docentes e o bom funcionamento da instituição.

Para a presidenta da Adunemat, professora Luciene Neves, a mobilização desta quarta foi essencial: “Nossa campanha pelo concurso público é uma prioridade. Precisamos garantir que o certame aconteça ainda este ano. A espera não pode continuar.”

A Unemat conta com 13 campi e atende cerca de 22 mil alunos em mais de 60 cursos presenciais.



Autor: Da Redação
Data: 11/06/2025