Carregando
Carregando
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta sexta-feira (6) um alerta importante sobre oito marcas de azeite de oliva que foram desclassificadas por fraude e representam risco à saúde dos consumidores. Técnicos do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária identificaram a presença de outros óleos vegetais misturados ao azeite, o que levou à determinação do recolhimento dos lotes considerados impróprios para o consumo.
Segundo o Mapa, os produtos não cumprem os padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012, o que caracteriza uma infração grave. O ministério reforça que os estabelecimentos que continuarem a vender esses lotes poderão ser responsabilizados.
O órgão orienta os consumidores que adquiriram alguma dessas marcas a não utilizarem o produto e a procurarem o local de compra para solicitar a troca, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias sobre a venda desses produtos podem ser feitas pelo canal oficial Fala.BR, com informações do nome e endereço do estabelecimento.
Confira as marcas de azeite de oliva desclassificadas: Santa Lucía, Villa Glória, Alcobaça, Terra de Olivos, Casa do Azeite, Terrasa, Castelo de Viana e San Martin.
Autor: Da Redação
Data: 07/06/2025