Domingo, 16 de Novembro de 2025 - 01:42:54

Inmet alerta para queda de temperatura no sul de MT; semana será mais amena no estado

Em Cuiabá, esta segunda-feira será de muitas nuvens, com variação térmica entre 23°C e 30°C. Já na terça-feira (10), o tempo abre, e há possibilidade de nevoeiro nas primeiras horas do dia

Crédito da Foto: João Vieira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de declínio de temperatura para o sul de Mato Grosso. O aviso entra em vigor às 20h desta segunda-feira (9) e prevê uma queda entre 3°C e 5°C, com leve risco à saúde, especialmente nas regiões do sudeste mato-grossense.

Após dias de calor intenso em todo o estado, a semana começa com mudanças no tempo. A previsão é de temperaturas mais amenas e aumento da umidade em diversas regiões, incluindo a capital.

Em Cuiabá, esta segunda-feira será de muitas nuvens, com variação térmica entre 23°C e 30°C. Já na terça-feira (10), o tempo abre, e há possibilidade de nevoeiro nas primeiras horas do dia. A umidade relativa do ar pode chegar a 90%, com temperaturas entre 22°C e 31°C. A quarta-feira promete ser a mais fria da semana, com máxima prevista de apenas 20°C, subindo novamente na sexta, quando os termômetros devem marcar até 23°C.

Em Chapada dos Guimarães, distante 67 km da capital, a oscilação térmica será ainda mais acentuada. A semana começa com mínimas de 16°C e pode atingir máximas de 34°C, com previsão de nevoeiro na terça-feira.

Já em Cáceres, a 225 km de Cuiabá, a segunda-feira será menos fria, com mínima de 19°C. No entanto, os termômetros devem registrar 15°C na quarta, voltando a subir para 19°C na sexta. As temperaturas máximas na cidade podem alcançar os 35°C ao fim da semana.

No sul do estado, em Rondonópolis, a previsão é de umidade relativa do ar chegando a 100%. As mínimas ficam em torno de 16°C e as máximas atingem os 35°C ao longo da semana.

Em Sinop, no norte de Mato Grosso, as temperaturas não devem sofrer grandes quedas. A variação prevista vai de 20°C a 35°C, com céu parcialmente nublado durante a semana.

Diante da mudança no clima, o Inmet reforça orientações para cuidados com a saúde, principalmente de grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias. A queda nas temperaturas e a alta umidade podem favorecer quadros gripais e crises alérgicas.



Autor: Da Redação
Data: 09/06/2025