Domingo, 16 de Novembro de 2025 - 00:06:17

Governo prevê reabertura do Morro de Santo Antônio até o fim de 2025 após obras de urbanização

A reabertura depende da conclusão das obras de urbanização e contenção de erosões no local, que estão sendo coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema)

Crédito da Foto: Reprodução

A secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, informou que o Morro de Santo Antônio, localizado a 34 quilômetros de Cuiabá, deverá voltar a receber visitantes até o final de 2025. A reabertura depende da conclusão das obras de urbanização e contenção de erosões no local, que estão sendo coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Segundo Mauren, as obras emergenciais de contenção devem começar nos próximos 15 dias e têm previsão de término até o fim de junho. “Estamos finalizando a análise do projeto de urbanização do Morro e, paralelamente, executando as intervenções necessárias para garantir a segurança dos visitantes”, explicou em entrevista coletiva concedida nesta semana.

Ela destacou que, por se tratar de uma área com risco estrutural, o acesso ao público continuará restrito até que todas as etapas do projeto estejam finalizadas. A expectativa é de que as obras principais comecem ainda este ano. “Durante a execução da obra é difícil permitir visitações. A meta é que até o final do ano tenhamos tudo concluído, mas isso ainda depende do andamento do processo”, afirmou.

Além das obras físicas, a secretária adiantou que está prevista para julho uma inspeção judicial no local. A visita técnica será fundamental para a validação final do projeto. De acordo com Mauren, todas as medidas apontadas como necessárias para a viabilidade do empreendimento já foram apresentadas.

A suspensão das visitas ao Morro de Santo Antônio ocorreu devido aos danos causados por fortes chuvas, que provocaram erosões em áreas críticas do monumento natural. A situação foi verificada in loco por equipes da Sema e da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), que identificaram os pontos que requerem intervenção imediata.

“Já autorizamos a execução dos serviços de correção e, após a inspeção judicial, acreditamos que o projeto terá aval para ser colocado em prática”, concluiu a secretária.

O Morro de Santo Antônio é um dos principais pontos turísticos da região metropolitana de Cuiabá e símbolo natural do estado, sendo alvo de atenção especial para garantir sua preservação e uso sustentável.



Autor: Da Redação
Data: 09/06/2025