Carregando
Carregando
O Governo de Mato Grosso reuniu, nesta quarta-feira (4), representantes do setor público e produtivo para reforçar o compromisso com a regularização ambiental no estado. Durante a solenidade de lançamento da nova versão do Cadastro Ambiental Rural, o CAR Digital 2.0, foram formalizados dois termos de parceria, envolvendo 12 instituições.
Um dos principais apoiadores da iniciativa, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim, ressaltou que a união de esforços entre os diversos órgãos e entidades representa um avanço rumo a um desenvolvimento sustentável e equilibrado. “Esse movimento coletivo vai além das atribuições institucionais. Ele reafirma nosso compromisso com um futuro ambientalmente saudável e socialmente justo”, pontuou.
Zuquim também enfatizou a importância simbólica e prática da ocasião: “A assinatura do memorando e o lançamento do CAR 2.0 não são apenas marcos administrativos. Representam uma nova era de governança ambiental, baseada na cooperação entre instituições e sociedade civil.”
O primeiro termo foi firmado entre órgãos públicos, com a adesão do TJMT, das secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp), do Ministério Público Estadual (MPMT), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Já o segundo acordo envolveu entidades do setor produtivo rural e visa impulsionar ações colaborativas voltadas à regularização ambiental. A parceria também permitirá o acesso e visualização de dados dos imóveis cadastrados por meio da plataforma SIMCAR Parceiros, desenvolvida especialmente para facilitar o acompanhamento e a transparência dos processos.
Entre os signatários do setor produtivo estão a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-MT) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem).
Com as novas parcerias e o avanço tecnológico do CAR Digital 2.0, o Estado dá um passo decisivo para ampliar a regularização ambiental das propriedades rurais e fortalecer a sustentabilidade no campo.
Autor: Da Redação
Data: 05/06/2025