Carregando
Carregando
Com o tema “Mato Grosso, gigante de oportunidades”, a edição 2025 da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (06.06), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento segue até domingo (08), com entrada gratuita e uma ampla programação voltada à valorização do turismo como instrumento de crescimento econômico, social e ambiental.
Na cerimônia de abertura, o governador Mauro Mendes destacou a vocação turística do estado e a relevância da FIT como catalisadora de investimentos e visibilidade para o setor.
“Mato Grosso é uma joia ainda pouco explorada, até mesmo por nós que vivemos aqui. Esta feira é uma oportunidade para conhecermos melhor nossas riquezas naturais e mostrarmos o que está sendo feito por prefeituras, governo e setor privado para impulsionar essa cadeia que tende a crescer muito”, declarou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, reforçou que a feira promove conexões estratégicas entre agentes públicos, empresários e profissionais do setor.
“É aqui que o turismo se consolida como negócio. A FIT é um ponto de encontro para agências, operadores, empreendedores e todos os que vivem do turismo, criando oportunidades de negócios e integração”, afirmou.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressaltou a grandiosidade da edição deste ano: mais de 300 estandes, com a participação de mais de 40 municípios expondo seus atrativos e produtos, e a expectativa de receber cerca de 90 mil visitantes de 18 estados brasileiros.
Já a diretora superintendente do Sebrae-MT, Lélia Rocha Abadio Brun, destacou os números do setor. Mato Grosso possui cerca de 51 mil empresas diretamente ligadas ao turismo, e mais de 127 mil envolvidas com atividades correlatas. “O turismo é estratégico para gerar desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão”, pontuou.
A programação da FIT Pantanal 2025 está organizada em dois grandes blocos: a Expo Turismo, com estandes de gastronomia, artesanato, produtos turísticos e agricultura familiar; e a Aldeia do Conhecimento, com mais de 45 palestras e oficinas voltadas à capacitação de aproximadamente 3 mil pessoas.
Entre os destaques, estão o Encontro da Amazônia Legal de Turismo de Fronteira, que reunirá representantes dos 11 estados da região para discutir ações integradas de fortalecimento do turismo regional, e a articulação entre Acre, Rondônia e Peru para reativar a rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, promovendo integração entre os biomas por meio de um corredor econômico e cultural.
Um dos pontos curiosos da programação é o Encontro Nacional de Ufoturismo, que reunirá estudiosos e curiosos sobre fenômenos aéreos não identificados, incluindo depoimentos sobre o famoso caso do ET de Varginha.
A FIT Pantanal é organizada pelo Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), em parceria com o Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Também conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do Sebrae-MT e da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf).
A cerimônia de abertura contou com a presença da senadora Margareth Buzetti, da deputada federal Gisela Simona, dos deputados estaduais Max Russi e Carlos Avallone, do prefeito de Cuiabá Abilio Brunini, além de representantes da CNC, Ministério do Turismo, Sebrae-MT, FBHA, Embratur e Sebrae-MS.
Autor: Da Redação
Data: 06/06/2025