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Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá revela que o Dia dos Namorados deve impulsionar o comércio local, com expectativa de movimentar cerca de R$ 113 milhões. Segundo o levantamento, 50,3% da população da capital pretende ir às compras para a data comemorativa.
A pesquisa estima que cerca de 231 mil consumidores devem adquirir presentes. Entre os que não pretendem comprar, o principal motivo apontado foi a falta de alguém para presentear.
O estudo também mostra que o consumidor cuiabano está cada vez mais planejado: 56,36% afirmam que pesquisam preços antes de comprar. Desses, 38% já iniciaram essa busca, enquanto 29% devem começar uma semana antes, 24% com 15 dias de antecedência e 9% deixam para a véspera ou o próprio dia.
Em relação aos gastos, a maioria dos entrevistados (mais de 60%) pretende desembolsar acima de R$ 400. Outros 20% planejam gastar entre R$ 200 e R$ 400; 12% devem investir acima de R$ 100, e apenas 2,1% farão compras com valores inferiores a R$ 100.
Entre os itens mais buscados estão perfumes e cosméticos (34,3%), roupas (28%) e calçados (8,83%). Contudo, 50,66% dos consumidores preferem presentes mais personalizados, de acordo com o perfil do parceiro.
Na hora de escolher o presente, 74,3% levam em conta o desejo da pessoa amada, 27,8% priorizam qualidade ou marca e 6,7% se deixam influenciar por promoções e publicidade. A comemoração da data também está nos planos: 53,6% pretendem ir a restaurantes e 25,5% escolheram programas como cinema ou passeio no shopping.
A maioria dos entrevistados (72,5%) pretende comprar apenas um presente. Outros 18,7% comprarão dois itens, 6,5% darão três presentes e apenas 2,3% afirmaram que vão adquirir quatro ou mais.
O comércio físico ainda lidera entre os canais de compra, com 85,4% de preferência — destacando lojas de bairro, centros comerciais e shoppings. Já as compras pela internet foram mencionadas por 20,5% dos consumidores, e outros canais por 3,6%.
Nos meios de pagamento, o cartão de crédito é o mais utilizado (34,3%), seguido pelo Pix (31,1%), cartão de débito (16,6%) e dinheiro (15,8%). O crediário (1,5%) e o boleto bancário (0,5%) aparecem com menor adesão.
O levantamento entrevistou 766 consumidores da capital mato-grossense.
Sobre a CDL Cuiabá
Com 52 anos de atuação, a CDL Cuiabá conta com cerca de 10 mil associados, principalmente dos segmentos do comércio e serviços. Juntos, esses setores representam aproximadamente 70% do PIB de Cuiabá e são responsáveis por 60% dos empregos formais, conforme dados do IBGE e do CAGED.
Autor: Da Redação
Data: 02/06/2025