Carregando
Carregando
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou nesta sexta-feira (13) que os dois casos suspeitos de infecção humana por gripe aviária em Campinápolis (a 658 km de Cuiabá) testaram negativo para a doença.
As amostras, analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, descartam a presença do vírus Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em humanos.
Mesmo com o resultado negativo, os pacientes envolvidos continuarão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o próximo dia 17 de junho, como medida preventiva. Inicialmente, nove pessoas que tiveram contato direto ou indireto com aves infectadas estavam sob monitoramento no município.
Paralelamente, continuam os testes em andamento com amostras coletadas de aves em um aviário de subsistência na cidade de Tesouro (379 km ao sul da capital). Os exames estão sendo realizados por um laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com expectativa de resultados nos próximos dias.
Na quinta-feira (12), a SES também informou que o caso suspeito envolvendo uma ave em Cuiabá foi descartado. Assim, até o momento, apenas um caso de gripe aviária em ave doméstica permanece confirmado em Mato Grosso — o registrado em Campinápolis no domingo (8).
Diante do cenário, o governo estadual decretou situação de emergência zoossanitária no início da semana, como forma de conter o avanço do vírus. A medida foi oficializada na segunda-feira (9) pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), e inclui ações de vigilância ativa, controle e restrição de trânsito de aves nas áreas afetadas.
Autor: Agência Brasil
Data: 13/06/2025