Carregando
Carregando
O Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, será o cenário do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo, que acontece entre os dias 6 e 8 de junho. A competição reunirá 906 atletas de 23 estados brasileiros, representando 162 clubes. O evento conta com apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e tem entrada gratuita para o público.
A programação começa na sexta-feira, às 7h30 (horário local), com a prova dos 5.000 metros de marcha atlética. Ao longo dos três dias, os jovens competidores disputarão diversas modalidades, como os 100m e 400m com barreiras, salto triplo, salto em altura, lançamento de disco e dardo, arremesso de peso e provas de revezamento.
Além de valer título nacional, o campeonato serve como seletiva para o Campeonato Ibero-Americano Sub-18, que será realizado nos dias 5 e 6 de julho, em Assunção, no Paraguai.
Entre os destaques mato-grossenses está Davi Souza de Lima, de 16 anos, especialista no salto triplo. Ele foi campeão da modalidade nos Jogos da Juventude de 2023, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com uma marca de 15,55 metros, considerada uma das dez melhores do mundo no ranking da World Athletics neste ano.
“Competições em casa sempre são especiais. É onde eu treino e me sinto mais confiante. Minha meta é melhorar minha marca pessoal e conquistar uma vaga para o Ibero-Americano no Paraguai”, disse Davi, que é filho dos ex-atletas olímpicos Maria Aparecida de Souza Lima, a Cida, e Vicente Lenílson de Lima.
Os torcedores poderão acompanhar as provas diretamente das arquibancadas do COT/UFMT ou pela internet, por meio do canal TV Atletismo Brasil, no YouTube, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O Campeonato Brasileiro Sub-18 é promovido pela CBAt, em parceria com a UFMT, a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e o Governo do Estado. O evento conta com patrocínio máster das Loterias Caixa.
Estrutura de ponta
O COT da UFMT, entregue pelo Governo do Estado, é uma das principais estruturas esportivas do Brasil. Com pista de atletismo de padrão internacional, o espaço já sediou eventos como o Campeonato Brasileiro Sub-23 (2022), o Troféu Brasil de Atletismo, o GP Brasil (2023) e o Campeonato Ibero-Americano (2024).
Autor: Da Redação
Data: 04/06/2025