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Com lançamento previsto para o próximo dia 16 de junho, o Pix Automático chega com novas ferramentas de segurança para evitar fraudes envolvendo empresas.
O Banco Central (BC) estabeleceu normas que garantem a idoneidade das pessoas jurídicas que receberão os pagamentos recorrentes por meio dessa modalidade.
As instituições financeiras que operam o Pix terão a responsabilidade de verificar a confiabilidade das empresas, analisando dados cadastrais, a compatibilidade entre a atividade econômica da empresa e os serviços oferecidos via Pix Automático, além do histórico de relacionamento com o participante.
Entre as informações obrigatórias para a análise estão:
Data de inscrição no CNPJ;
Situação cadastral dos sócios e administradores no CPF;
Tipo de capital da empresa (privado ou público);
Atividade econômica conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
Natureza jurídica e dados sobre a atividade empresarial;
Compatibilidade entre a atividade da empresa e o serviço ofertado;
Quantidade de funcionários, valor do capital social e faturamento;
Tempo de abertura da conta, histórico de uso de meios de cobrança e frequência das transações.
O funcionamento do Pix Automático será exclusivo para pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras. O pagador autorizará os pagamentos e definirá limites, como o valor máximo. Antes do débito, a empresa enviará a cobrança ao banco do pagador, que agendará e notificará o cliente para conferência antecipada. A modalidade será gratuita para quem paga.
Importante destacar que o Pix Automático é diferente do Pix Agendado, disponível desde 2024, que também permite pagamentos recorrentes, mas exige que o pagador informe o valor e a periodicidade, o que pode ocasionar erros. No Pix Automático, essas informações são definidas pela empresa cobradora, tornando o processo mais seguro e prático.
Autor: Da Redação
Data: 07/06/2025